Maior segurança e durabilidade com laminação a quente e a frio

A laminação a quente e a frio são duas formas de laminação existentes a partir da laminação realizadas a partir do polipropileno bi-orientado (sigla de BOPP), uma resina de polipropileno submetida à dupla orientação durante o processo de extrusão. Sua maior utilização é como componente de estruturas laminadas. O BOPP como filme único é utilizado em embalagens de ovos de Páscoa, com ou sem metalização. Esse filme tem uma boa estabilidade dimensional devido à bi-orientação.

Muito utilizada para envolver produtos, a laminação a quente e a frio é bastante procurada devido à sua espessura, e oferece maior resistência, proteção e, consequentemente, aumenta a duração do material. Esse tipo de laminação é uma película plástica que traz ao produto por ele encapado um valor altamente agregado e, ao consumidor final, maior confiança ao adquirir o item.

Por essa razão que laminação a quente e a frio torna-se muito semelhante à plastificação, pois com ela é aplicada ao material já encapado com as informações que precisam aparecer sem que ele seja removido ou danificado quando exposto. Outra característica é que ele precisa ter o mesmo tamanho do material.

A laminação a quente e a frio pode ser aplicada em:

  • Cadernos;
  • Cartões de visita;
  • Agendas;
  • Cardápios e menus;
  • Pastas com ou sem elásticos.

Principais diferenças entre a laminação a quente e a frio

Assim como existem tipos de trabalhos diferentes, também estão disponíveis no mercado laminações a quente e a frio. A laminação a quente, o material é apresentado em bobinas e trabalhado a partir de uma termolaminadora que faz com que o material fixe onde precisa ser aplicado. A temperatura e a força aplicada durante esse processo varia de acordo com a necessidade e o objeto laminado pode ser manuseado logo após o processamento.

A laminação a frio pode ser feita a mão, apenas com o auxílio de uma régua, ou com uma laminadora a frio para sua aplicação, e torna o trabalho mais prático e rápido, porém é necessário que o manuseio seja realizado após aderência total do material ao objeto trabalhado.

Diferentes acabamentos à laminação a quente e a frio

O fosco e brilhoso são as duas tonalidades que podem ser aplicadas durante a laminação a quente e a frio, isso de acordo com a necessidade do cliente. O acabamento fosco é bastante procurado por quem quer oferecer um material com aspecto elegante disfarça marcas de digitais e arranhões. O acabamento brilhoso aumenta a nitidez e ressalta as cores do material.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende laminação a quente e a frio:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende laminação a quente e a frio: