Proteção do material impresso com a laminação a quente

A laminação a quente é produzida com o BOPP, ou polipropileno bi-orientado, que é uma resina de polipropileno que passa por dupla orientação durante a realização da extrusão, tendo sua maior utilização em componentes de estruturas metálicas. Esse tipo de filme tem boa estabilidade dimensional graças à bi-orientação.

Utilizado para proteger produtos pós-impressão e manter sua cor e estruturas originais, ela é bastante resistente devido à sua espessura, garantindo, assim, maior proteção, resistência e maior durabilidade do material. A laminação a quente oferece ao produto maior tempo de vida e alto valor agregado e, ao consumidor final, muito mais confiança ao adquiri-lo, tornando-se, muitas vezes, fator decisivo na hora da compra.

A laminação a quente pode ser utilizada no revestimento de:

  • Livros;
  • Manuais;
  • Folders;
  • Álbuns;
  • Cartões de visitas;
  • Cardápios.

Como é feita a laminação a quente?

A laminação a quente é realizada a partir de bobinas e de uma termolaminadora, que promove a aplicação do adesivo na superfície. Dependendo do produto que está sendo trabalhado, sua temperatura e pressão pode variar e o objeto laminado pode ser manuseado logo após o trabalho feito.

Nesse processo, é necessária maior cautela no uso do material a ser trabalhado, pois como é utilizado uma termocoladora, o material deve ser resistente ao calor. Porém, inúmeros tipos de material podem ser utilizados, desde um simples papel sulfite até outros papéis mais grossos e robustos.

Acabamentos diversos na laminação a quente

No processo de laminação a quente, o cliente tem a liberdade de escolher um acabamento fosco ou brilhoso, de acordo com suas necessidades. Geralmente, para cartões de visita ou itens mais sofisticados e discretos, utiliza-se o acabamento fosco, que também assegura resistência a arranhões e disfarça impressões digitais. Esse tipo de filme é caracterizado pela opacidade do filme, que é verificada a partir da facilidade com eu a luz ultrapassa o material. Quanto mais transparente é o filme menor é a opacidade.

Já os que optam pelo acabamento brilhoso na laminação a quente permitem maior nitidez e visibilidade às cores e dizeres do material impresso e revestido. Aqui, quanto mais uniforme for a superfície de um filme, maior é a possibilidade de o filme refletir essa luz e resultar em brilho.


Regiões onde a Embalagem Ideal atende laminação a quente:


Principais regiões do Brasil onde a Embalagem Ideal atende laminação a quente: